sábado, 17 de novembro de 2012

Proteção a produção


Proteção a Produção

A produção é vulnerável às incertezas ambientais que afetam tanto a oferta quanto à demanda. O fato de o mau tempo afetar toda uma colheita influi diretamente sobre a capacidade de a organização desenvolver suas atividades, já que a oferta de seu insumo fica comprometida. Uma gripe aviária, por exemplo, influi diretamente sobre a quantidade demandada de carne de frango, promovendo assim, alterações no processo de produção.

Como proteger a produção?

      Manter estoques, tanto de inputs quanto de outputs.
Ou seja, manter estoques de insumos e de produtos acabados de acordo com a análise da quantidade demandada, já que tem que haver um equilíbrio, pois o processo de estocagem gera também custos.

Localização de empresas

 A localização de uma operação afeta tanto sua capacidade de competir quanto outros aspectos, internos e externos.

Alguns custos são:
 - Em Manufatura – transporte, mão de obra, disponibilidade de energia elétrica, água, etc.
 - Em Serviços – visibilidade da operação, acesso do cliente, volume de tráfego em torno da operação, etc.


Fatores que afetam a localização de unidades de operação

  •  Proximidade de fontes qualificadas de suprimento (material e matéria-prima).
  •  Proximidade de fontes de insumos (mão-de-obra).
  • Proximidade dos clientes.
  • Considerações referentes ao ambiente físico e de negócios (preço do imóvel).
  •  Considerações referentes à comunidade (se é aceito pela comunidade que se insere).
  •  Considerações referentes à globalização (levar em consideração não só o país de origem, mas o mercado globalizado).
  • Objetivos da empresa.


Método de Ponderação de Fatores – Constitui em um método racional de confrontar e avaliar alternativas de macro-localização.

Método do centro de gravidade – O método começa localizando num grid simplificado as unidades já existentes (fontes de insumos e clientes). O propósito é estabelecer as distâncias entre os locais, para estabelecer o menor custo para instalação da empresa.

Método dos Momentos – É semelhante ao do centro de gravidade, onde a ponderação de um determinado centro (cidade) considera o MOMENTO que as demais cidades somadas possuem. (custo de transporte X quantidade x distancia) o que tiver menor soma de momentos será o escolhido.

Método do Ponto de Equilíbrio – São comparadas diferentes localidades em função dos custos totais da
operação (custos fixos + custos variáveis).


Para minimizar os custos decorrentes da localização de empresas, alguns agrupamentos foram surgindo tais como:

Cluster – é um nome utilizado para caracterizar um agrupamento natural de empresas similares em determinada região geográfica, com as mesmas características econômicas e com um objetivo comum de competitividade. (restaurantes do bairro do bexiga em São Paulo, os armarinhos em Campinas, etc).

Condomínio Industrial – caracteriza-se pela localização dos fornecedores dentro da planta da montadora, ou adjacentes a ela.  Os fornecedores são escolhidos pela montadora, que determina as características da planta do fornecedor e orienta estrategicamente todos os participantes do condomínio.
(Exemplo: Montadora da GM em Gravataí-RS)

Consórcio Modular – é uma ampliação do conceito de Condomínio Industrial, onde o fornecedor além de estar dentro da planta da montadora é também responsável por toda a montagem de seus itens no veículo.

Keiretsu – é essencialmente um cartel com a benção governamental. Caracteriza-se por uma aliança de empresas na qual cada uma mantém sua independência operacional, apesar de terem relações permanentes umas com as outras para lutar por maior participação no mercado.

Cooperativas – muito comuns na indústria agrícola de produção de grãos, aves ou leite. É a união de diversas propriedades da mesma região geográfica para um objetivo comum, como a distribuição da
produção, negociação e financiamentos.

Empresa Virtual – Tem uma estrutura diferenciada e nova que permite uma rápida adaptação a mercados voláteis e altamente competitivos. Termos associados em inglês (cyberwork, homework, nonterritorial workplace, virtual workplace, etc). É uma rede temporária, geralmente sem escritório ou sede, sem organograma, e é composta por outras empresas, instituições e pessoas. A grande vantagem é o compartilhamento de conhecimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário