quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Planejamento de Lotes mínimos de produção

Planejamentos de lotes mínimos de produção



Por mais simples e óbvio que possa parecer, com exceção das grandes organizações industriais, não é raro encontrar empresas brasileiras onde o planejamento de produção praticamente inexiste ou acontece com sérias deficiências.

Planejamento Comercial 



O produto de um bom trabalho de planejamento comercial é uma previsão de vendas que a área de produção entende como plenamente possível de ser realizada, com o grau de desagregação dos produtos no nível necessário e com o qual a área de produção se compromete. Ao mesmo tempo, também há comprometimento da área comercial, que considera as quantidades viáveis e o reflexo da demanda esperada. O planejamento comercial não pode, em hipótese alguma, ser confundido com metas de recordes de produção e vendas.



Administração Comercial

A administração comercial é um setor ligado à área comercial que tem por objetivo controlar as ações dos vendedores (gerentes de vendas regionais, representantes, vendedores, prepostos etc.) para que a previsão de vendas definida no planejamento comercial seja obtida. Por exemplo, se um representante já atingiu sua cota de vendas de determinado produto, ele só terá autorização para vender mais se os gestores da administração comercial transferirem para ele parte da cota de outro representante comercial.

Ajustes no planejamento: quando necessário, a área de planejamento comercial solicita à área de produção alguma alteração no planejamento. Dependendo do grau de alteração, o planejamento precisa ser redefinido, novamente em comum acordo entre as áreas. Apesar da resistência inicial da área comercial em se comprometer com um planejamento comercial, com o passar do tempo, o atendimento aos pedidos melhora e a área de vendas, percebe o benefício, passando a ver o planejamento comercial como uma poderosa ferramenta para aumentar ainda mais as vendas.

Tempo de preparação (set-up): corresponde ao tempo para preparar uma unidade produtiva quando se troca o tipo ou modelo de produto a ser produzido. Set-up é o trabalho necessário para se mudar uma máquina específica, recurso, centro de trabalho ou linha de produção. Após concluir a última peça da produção A para produzir a primeira peça boa da produção B.




Por que o set-up é importante?

  • Ele influi diretamente no planejamento da produção


  • Nesse período a empresa não está produzindo efetivamente podendo impossibilitar a empresa de cumprir com seus compromissos. 


O que é Lote mínimo de fabricação?



Lote mínimo de fabricação corresponde ao menor lote possível de ser produzido pela empresa de forma que o aumento do tempo dos set-ups não ultrapasse a capacidade disponível.

Lote econômico de compra

O que é?



Lote econômico de compra é a quantidade a ser comprada que vai minimizar os custos de estocagem e aquisição. 



Para que sejam feitos esses cálculos deve-se atentar para os seguintes pressupostos:

  •  A Demanda precisa ser relativamente constante e conhecida 
  • Os itens devem ser comprados em lotes e não de forma contínua
  • Custos conhecidos
  • E o tempo de reposição deve ser baixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário