sábado, 17 de novembro de 2012

Capacidade


O que é capacidade?


O termo capacidade, mencionado isoladamente, esta associado à idéia de competência, volume máximo ou quantidade máxima de “alguma coisa”.

O que significa capacidade de produção?


São várias as definições de capacidade de produção. Mas todas elas apresentam, naturalmente, pontos em comum. O destaque a seguir apresenta algumas destas definições adotadas por alguns autores de destaque:

    C
 O
   N
 C
   E
 I
   T
 O
Capacidade de produção
Moreira (1998) chama de capacidade a quantidade máxima de produtos e serviços que podem ser produzidos numa unidade produtiva, num dado intervalo de tempo.
Stevenson (2001) considera que a capacidade se refere a um limite superior ou teto de carga que uma unidade operacional pode suportar. A unidade operacional pode ser uma fábrica, um departamento, uma loja ou um funcionário.
Slack et al (2002) definem capacidade de produção como sendo o máximo nível de atividade de valor adicionado em determinado período de tempo que o processo pode realizar sob con-dições normais de operação.
Gaither & Frasier (2001) se referem à definição de capacidade dada pelo Federal Reseve Bo-ard: “o maior nível de produção que uma empresa pode manter dentro da estrutura de uma programação de trabalho realista, levando em conta um período de inatividade normal e su-pondo uma disponibilidade suficiente de entradas para operar a maquinaria e o equipamen-to existente”.
Ritzman & Krajewski (2004) se reportam à definição do Census Bureau: “capacidade é o mai-or nível de produção que uma empresa pode manter razoavelmente empregando horários de trabalho realistas dos funcionários e o equipamento atualmente instalado”.

Tipos de capacidades


Como visto, a capacidade está associada à quantidade máxima de um produto (produto = bem + serviço) que se pode produzir em determinado tempo em uma unidade produtiva. Em que pese este conceito simples, devido a diversos fatores, a definição e medida de capacidade, em certos casos tornam-se complexos. O conceito de capacidade deve ser estratificado em outras definições mais específicas e de maior grau de utilidade para seu planejamento. A denominação utilizada para cada tipo de capacidade definida pode variar de autor para autor, ou de organização para organização. Porém, o significado do conteúdo, independente da terminologia, permanece comum.

Capacidade instalada


É a capacidade máxima que uma unidade produtora pode produzir se trabalhar ininterruptamente, sem que seja considerada nenhuma perda. Em outras palavras, é a produção que poderia ser obtida em uma unidade fabril trabalhando 24 horas por dia, todos os dias da semana e todos os dias do mês, sem necessidade de parada, de manutenções, sem perdas por dificuldades de programação, falta de material ou outros motivos que são comuns em uma unidade produtiva. Trata-se de uma medida hipotética, uma vez que, na prática, é impossível uma empresa funcionar ininterruptamente. Porém, não deixa de ser uma medida importante para tomada de decisão de nível estratégico, com relação à necessidade ou não de ampliação da capacidade, uma vez que se trata de um valor de produção que nunca poderá ser ultrapassado sem ampliação das instalações.



Capacidade disponível ou de projeto


É a quantidade máxima que uma unidade produtiva pode produzir durante a jornada de trabalho disponível, sem levar em consideração qualquer tipo de perda. A capacidade disponível, via de regra, é considerada em função da jornada de trabalho que a empresa adota.

Existem duas formas de aumentar a capacidade disponível:

  • aumento da capacidade instalada: consiste em aumentar a quantidade de máquinas, em adquirir máquinas com maior capacidade de produção, enfim, na expansão da planta industrial. Desta forma, com a mesma jornada de trabalho, a empresa pode produzir mais. O custo da mão-de-obra, em apenas um turno de trabalho, é menor, porém investimentos na planta industrial representam custos fixos geralmente elevados;

  • aumento de turnos de trabalho: O custo da mão-de-obra aumenta quando se aumentam os turnos de trabalho em função da necessidade de pagamento de “adicional noturno”, necessidade de transporte durante a madrugada para os funcionários, necessidade de mão-de-obra indireta para supervisão dos turnos e assim por diante. Porém, trata-se de um custo variável.

       Grau de disponibilidade: a capacidade instalada e a capacidade disponível permitem a formação de um índice, denominado grau de disponibilidade. Que indica, em forma percentual, quanto uma unidade produtiva está disponível, conforme a fórmula.

Grau de disponibilidade

Grau de disponibilidade=capacidade disponível
                                                                                    capacidade instalada
Capacidade efetiva ou  carga

A capacidade efetiva representa a capacidade disponível subtraindo-se as perdas planejadas desta capacidade. A capacidade efetiva não pode exceder a capacidade disponível, isto seria o mesmo que programar uma carga de máquina por um tempo superior ao disponível.


Perdas de capacidade planejadas: são aquelas perdas que se sabe de antemão que irão acontecer, por exemplo:

  •   necessidade de set-ups para alterações no mix de produtos;
  •  manutenções preventivas periódicas;
  •  tempos perdidos em trocas de turnos;
  •  amostragens da qualidade etc.
Perdas de capacidade não planejadas: são perdas que não se consegue antever, como por exemplo:

  •  falta de matéria-prima;
  • falta de energia elétrica;
  • falta de funcionários;
  • paradas para manutenção corretiva.                                           
Grau de utilização: a capacidade disponível e a capacidade efetiva permitem a formação de um índice, denominado grau de utilização. Que representa, em forma percentual, quanto uma unidade produtiva está utilizando sua capacidade disponível, conforme a fórmula.
Grau de utilização

Grau de utilização =   capacidade efetiva
                                       capacidade disponível

Capacidade realizada

A capacidade realizada é obtida subtraindo-se as perdas não planejadas da capacidade efetiva, em outras palavras, é a capacidade que realmente aconteceu em determinado período.
Índice de eficiência: a capacidade realizada, quando comparada à capacidade efetiva, fornece a porcentagem de eficiência da unidade produtora em realizar o trabalho programado, conforme a fórmula.
 Índice de eficiência

Índice de eficiência= capacidade realizada
                                                                                  capacidade efetiva

7 comentários:

  1. boa tarde...
    meu nome e Reginaldo...precisava saber como calcular a produção para um determinado produto...
    Situação:
    Como calcular o quanto produzir de um produto, se este tem o prazo de vencimento de 15 dias, sendo o consumo médio diaria de 6un, semanal 45, quanto produzir para de nao haja perdas ao fim de 15 dias?

    ResponderExcluir
  2. podem me responder no email:updatingexpress3@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Uma empresa deseja determinar a eficiência e a utilização de um centro de trabalho composto de três maquinas, sendo que cada uma trabalha 16 horas por dia, cinco dias por semana. Um estudo feito pelo departamento de administração de materiais concluiu que no último ano o centro de trabalho esteve disponível por 240 horas semanais. Calcule a capacidade instalada e o índice de disponibilidade, e assinale a resposta correta.

    Gostaria de saber na prática como aplicar está fórmula.

    ResponderExcluir
  4. No Link abaixo tem um artigo bem explicado e prático sobre o tema de seu interesse, bons estudos.
    https://blogdaqualidade.com.br/como-determinar-a-quantidade-de-equipamentos-necessaria-para-a-operacao/

    ResponderExcluir
  5. como faço q para calcular o grau de disponibilidade quando a situação se trata em semanas?

    ResponderExcluir