quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

TQM


TQM  (Total Quality Management) 

O sistema Just In Time, desde a sua origem, esteve fortemente sustentado por um programa de qualidade total. A busca da vantagem competitiva em custos impõe a produção de itens sem defeitos com prazo de entrega e atendimento que deixem os clientes plenamente satisfeitos.

TQM, Qualidade Total ou gerenciamento da qualidade total é um conceito de controle que proporciona às pessoas, mais do que aos gerentes e dirigentes, a responsabilidade pelos padrões de qualidade. 

É o processo de envolver todos os membros da organização para assegurar que cada atividade relacionada com a produção de bens e serviços contribua para melhorar continuamente e atender completamente às necessidades do cliente.

O tema central da qualidade total é bastante simples: a obrigação de alcançar qualidade está nas pessoas que a produzem. Em outros termos, os funcionários e não os gerentes são os responsáveis pelo alcance de elevados padrões de qualidade. Os principais conceitos do TQM são o CWQC e a Garantia da Qualidade.

O CWQC (Company Wide Quality Control) desenvolveu-se sobre o princípio de que as atividades dos departamentos não devem ser isoladas, mas constituir um trabalho interativo e coordenado. Este trabalho visa não só efetuar um controle da qualidade integrada, mas também que o controle de custo (controle de lucros e controle dos preços), o controle da quantidade (quantidade de produção, de vendas, de estoque) e o controle da entrega sejam incentivados e integrados.


Isto se baseia na premissa fundamental de que um fabricante precisa desenvolver, produzir e vender mercadorias que satisfaçam plenamente às necessidades do consumidor. Se o controle de custos
for rigorosamente administrado, a empresa poderá saber quanto lucro obterá caso determinados focos de problemas sejam eliminados. Isto é essencial para se obter vantagem competitiva em custo.

A garantia da qualidade é a própria essência da qualidade total.

Significa todo um sistema estruturado com o objetivo de garantir a qualidade de um produto para que o consumidor possa comprá-lo com confiança e usá-lo por longo tempo com satisfação e segurança.
A estratégia JIT de produção, que tem uma visão sistêmica do empreendimento, exige garantia da qualidade com ênfase no desenvolvimento de novos produtos. A vantagem competitiva em custo exige que, a cada passo do processo total e do planejamento de novos produtos aos serviços pós-venda, a avaliação seja conduzida com rigor e a qualidade assegurada.

Ishikawa destaca três razões que embasam o valor da garantia da qualidade,  com ênfase no desenvolvimento de novos produtos:

1 - A menos que um sistema de garantia da qualidade seja implementado desde o estágio de desenvolvimento de novos produtos, nenhum programa de garantia da qualidade adequado pode ser executado;
2 - O desenvolvimento de novos produtos deve ser a principal preocupação da empresa;
3 - A garantia da qualidade deve começar no desenvolvimento de novos produtos, para que todas as divisões da empresa, desde a pesquisa de mercado até os serviços pós-venda, possam realizar o controle e a garantia da qualidade.

A teoria e a prática precisam trabalhar juntas desde o estágio inicial do desenvolvimento de novos produtos. Além disso, é um pressuposto básico da garantia da qualidade o enfoque na melhoria dos processos
e não na inspeção do produto. Se a qualidade faz parte de cada processo, a inspeção deve ser desnecessária (e portanto, eliminada).


Principais ferramentas do TQM

Três atividades de garantia da qualidade têm influência na melhoria da qualidade do produto e na redução dos custos: Círculos de Controle da Qualidade (CCQ), Autocontrole e o Controle Estatístico do Processo
– CEP:



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