sábado, 8 de dezembro de 2012

Kanbam

Kanban

O que é?

Kanban é um termo de origem japonesa e significa literalmente “cartão” ou “sinalização”. É um conceito relacionado com a utilização de cartões  para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série. Nesses cartões são colocadas indicações sobre uma determinada tarefa, por exemplo, “para executar”, “em andamento” ou “finalizado”.

A utilização de um sistema Kanban permite um controle detalhado de produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir. O método Kanban foi inicialmente aplicado em empresas japonesas de fabricação em série e está estreitamente ligado ao conceito de “just in time”. A empresa japonesa de automóveis Toyota foi a responsável pela introdução desse método devido a necessidade de manter um eficaz funcionamento do sistema de produção em série.


Nem só de cartão é compsto um Sistema Kanban dde uma empresa. O cartão pode ser substituído por outros artifícios como luzes, caixas vazias e até locais vazioz demarcados. Porém o cartão, a ideia de Taiichi Ohno de 1953 ainda é o método mais utilizado no mundo.


Como funciona o ciclo de Kanban de uma empresa?

Coloca-se um cartão de Kanban em um quadro do primeiro setor de produção. Tal cartão indica a qualidade de peçaspara fabricar e o destino das peças, ou seja, o póximo setor que dará continuidade na produção. Após o primeiro estágio de produção o cartão segue adiante ou é substituído por outro. No final da produção, geralmente no setor de expedição, o cartão volta para o ponto de partida informando que novas peças devem ser produzidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário