sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Comércio exterior

Comércio exterior

China e África do Sul suspendem compra de carne brasileira

Até o momento, três países oficializaram a interrupção das compras do produto brasileiro por suspeita de contaminação com o mal da vaca louca.

                    

Governo confirmou nesta quinta que China e África do Sul também suspenderam importações (Getty)

O Ministério da Agricultura confirmou nesta quinta-feira que China e África do Sul também suspenderam as compras de carne bovina do Brasil. No último sábado, o Japão já havia anunciado a suspensão e há rumores de que outros países podem impor restrições à entrada do produto brasileiro. Segundo o governo, a restrição não inclui Hong Kong, que é o segundo maior mercado importador da carne bovina nacional.

Os países suspenderam as importações devido aos temores em relação ao caso "atípico" da "doença da vaca louca" – ou Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) – que ocorreu em dezembro de 2010 no Paraná, e foi confirmado pelo serviço sanitário brasileiro na semana passada.

A indústria frigorífica do Brasil afirmou que não existe justificativa técnica para nenhum país suspender as importações por conta da confirmação de um animal, morto em 2010, com o agente causador da EEB, disse Fernando Sampaio, diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), nesta quinta-feira.

A entidade privada do principal exportador global de carne bovina do mundo ainda trabalha junto aos clientes para evitar que novos embargos aconteçam. "Se isso acontecer (embargo), o Brasil tem todo o direito de contestar a decisão na OMC (Organização Mundial do Comércio)", afirmou Sampaio.

O Ministério da Agricultura informou na última sexta-feira que a fêmea morta em 2010 possuía o agente causador da doença, uma proteína chamada príon, que pode ocorrer espontaneamente em bovinos mais velhos e que poderia ou não causar a doença. Para o ministério, o Brasil não tem a EEB.

Sampaio ressaltou que, no mesmo dia, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reafirmou a classificação brasileira como risco insignificante para a doença. Há rumores de que Egito e Irã também suspenderão as importações, mas não houve confirmação oficial.

Mercado — De acordo com dados oficiais do Ministério da Agricultura, em 2012, o Brasil ocupada a posição de segundo maior exportador de carne bovina do mundo. Entre janeiro e outubro deste ano, somando miudezas, in natura e industrializada do produto, o país vendeu 1,024 milhão de toneladas para o mercado internacional. Os dados são do Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (Agrostat).

A China, nos dez primeiros meses de 2012, comprou 10,1 mil toneladas de carne bovina do Brasil. O Japão adquiriu 1,3 mil toneladas, enquanto a África do Sul, 293 toneladas.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/governo-confirma-suspensao-da-compra-de-carne-pela-china


Nenhum comentário:

Postar um comentário